quarta-feira, 1 de junho de 2011

Casamento - Entrada

Se para fazer um grande show ou uma grande apresentação é preciso ensaiar muito, imagine para o dia mais feliz da vida de uma mulher? É S-U-P-E-R importante fazer um ensaio da cerimônia de casamento! :)


O ideal é marcar na semana, pra ficar bem fresquinho na memória. Precisam estar presentes: noivos, pais dos noivos, damas e pajens. No ensaio será definida a ordem da entrada do cortejo, as posições que cada um deve ficar, a velocidade que a noiva vai caminhar, etc. Tá certo que no ensaio é só brincadeira, né? No dia do casamento tem emoção, muitaaaaaaaaaaaa emoção!!!!

Vamos lá:

1º - Entrada dos Padrinhos.
**** Os padrinhos entram intercalados. O cortejo começa com um casal da noiva e depois um casal do noivo. No altar, os padrinhos da noiva se posicionam do lado esquerdo e os padrinhos do noivo do lado direito.


2º - Entrada dos Pais: mãe da noiva + pai do noivo.
**** Entram e ficam do lado esquerdo (se for na igreja, eles ficam no altar)
Importante: O pai do noivo fica ao lado da mãe da noiva até a chegada do pai da noiva.


3º - Entrada do noivo com a mãe.
****Entram e ficam do lado direito (também no altar, se for na igreja). O noivo fica de braço dado com a mãe até a noiva chegar.


4º - Entrada de daminhas e pajens.
**** Todas as noivas que conheci ficaram em dúvida de como formar o cortejo das crianças. O que tenho a dizer é: não existe regra! Faça como achar melhor. Pode ser uma escadinha da menor para a maior, pode colocar menina com menino, menina com menina, menina pequena com menina grande. Como disse, faça como quiser ;) Lembre-se que crianças são imprevisíveis! Podem ensaiar bonitinho e no dia não entrar nem por decreto!


5º - Entrada da Noiva.
****Atrás da porta, a noiva fica do lado direito e seu pai do lado esquerdo. O buquê na mão direita, bem em cima do ossinho da bacia. A porta abre e a noiva caminha bem devagar, curtindo todos os segundos de sua entrada tão esperada. A noiva não sobe o altar. Ela espera o noivo vir buscá-la. Antes de descer, o noivo dá um beijinho no rosto de sua mãe.

**** A noiva se despede de seu pai, o noivo cumprimenta o pai da noiva e depois recebe a noiva com um beijinho no rosto ou na testa (na boca não pode, hein :) Enquanto isso, o pai da noiva vai para o lado esquerdo, cumprimenta o pai do noivo, que troca de lado ficando ao lado da sua esposa. Ufa! Parece complicado, mas juro que não é ;) A dica é fazer tudo com calma.

**** A noiva chega do lado direito, mas no altar fica do lado esquerdo (lado que estarão seus pais e padrinhos)

**** O buquê pode ficar com a mãe da noiva ou então em cima da mesa de comunhão.


6º - Entrada do pajem ou dama com as alianças.
**** A entrada da criança é logo após o juramento dos noivos. Ela pode entrar com uma almofadinha, caixinha ou como você achar mais legal. Já existe até um buquê com uma argolinha para amarrar as alianças.

**** Uma outra sugestão é convidar os avós para levar as alianças. Fica lindooooooooo! Super emocionante!!!


7º - Assinaturas.
**** Os noivos vão até a mesa de comunhão e assinam. Lembre-se de levar uma bonita caneta para esse momento.


8º - Cumprimentos.
**** No momento dos cumprimentos os noivos poderão se dividir. A noiva começa cumprimentando os pais do noivo e depois os padrinhos. O noivo com os pais da noiva e padrinhos. Depois eles trocam e sobem para o altar novamente.


9º - Foto no altar.
**** Todos (noivos, pais e crianças) se posicionam para uma última foto no altar.


10º - Saída do cortejo + noivos casadíssimos!!!
**** A ordem da saída: Noivos + crianças + pais da noiva + pais do noivo + padrinhos (na ordem que entraram)


Observações importantes:

- No cortejo, as mulheres entram à direita dos homens.

- Vale a pena treinar o beijo (rs). Só não exagere! Já vi padre sem graça por conta do beijaço do casal! Hahahahaha!

- Madrinhas e mães entram de bolsa. Fica super elegante!

- Essas regras servem para casamentos na igreja, casamentos em casas de festas, casamento na praia, qualquer casamento :) Na maioria das igrejas, os pais ficam no altar junto com os noivos.

- No Rio de Janeiro, a maioria dos cortejos começam com a entrada dos padrinhos. Em São Paulo, por exemplo, o noivo é o primeiro a entrar. Eu curto mais a primeira opção ;)

- Os pais precisam estar atentos, pois trocam de lado. Só quando o pai da noiva chega e que o pai do noivo segue para o lado direito ficando ao lado de sua esposa.