quarta-feira, 1 de junho de 2011

Cerimônia de Casamento



Cerimônia de casamento 
ritual das areias 
esboço de sermão


DECLARAÇÃO DE INTENÇÕES


Estamos hoje reunidos na presença de Deus para darmos Graças pelo dom do casamento e para testemunharmos a união de __________ e de ___________________.
Em várias tradições o casamento é um sinal da intenção do Nosso Deus para a plenitude da sua criação. Desde o caos Deus trouxe a ordem e esse propósito criativo de Deus aínda está hoje funcionando.
A união de duas pessoas é única, íntima e criativa. A união do casamento é uma demonstração de amor e do bom funcionamento da sociedade. O casamento é uma celebração da criação de Deus.
A união de duas pessoas de famílias e passados diferentes com vista a estabelecerem uma nova família é um acontecimento importante e memorável. Para aqueles de nós que estamos ligados ao
________________ e á __________________
por laços especiais de amizade, amor ou afecto a sua união de corpo alma e coração é motivo para todos nós celebrarmos!
O Casamento não é só mais uma cerimónia nem tem apenas a haver com um relacionamento entre um casal.
O Casamento deve ser feito com responsabilidade e oração. Este casamento trás hoje a união entre duas pessoas, duas famílias, (duas comunidades de fé).
O casamento é no meio de uma sociedade em desmembramento um sinal de esperança.
Merece o nosso apoio e o empenho da família e amigos ao apoiar a união do __________ e da ____________ no seu desejo de continuarem juntos as suas vidas.”


SAUDAÇÕES E ENTREGA DA NOIVA

O casamento não é um acto privado mas uma cerimónia pública. Devemos encarar o casamento com responsabilidade e em oração. Este casamento junta estas duas vidas diante de vós todos e de Deus.

ORAÇÃO
Oramos a ti Senhor, a fonte de toda a benção com felicidade gozo pelo dom do casamento que celebramos hoje.
Que possas dar ao _______ e á ___________ a capacidade para sempre se alegrarem no seu amor.
Que possas cumprir os desejos do seu coração. 
Que possas abrir os seus olhos para a beleza e o mistério do amor que os trouxe ao teu altar.
Que eles sempre mantenham pela sua vida os votos e promessas que estão hoje fazendo e que a tua benção sempre os acompanhe, em nome de Jesus, Amén!

MENSAGEM AOS NOIVOS

__________, __________, Dentro de poucos minutos vocês vão expressar publicamente o vosso amor e prometer um ao outro que irão viver o resto das vossas vidas nesta Aliança que é o matrimónio.
Eu não sei quando foi que vocês se conheceram ou as circunstâncias que estiveram envolvidas, mas estou seguro que muito aconteceu desde esse dia. Óbviamente que durante este tempo vocês aprenderam a amar-se e a apreciarem a companhia um do outro. Têm havido atos que demonstram isso e palavras de amor que vos ajudaram a ganhar respeito um ao outro. Estou certo que vocês demonstraram força, poder de decisão, confiança, e bondade um para com o outro.
Sinto-me confiante que durante este tempo vocês cresceram e amadureceram no vosso relacionamento um com o outro e que irão ser fiéis aos votos que irão fazer. A vossa vida irá ser uma benção tanto para vocês como para aqueles que estão á vossa volta.


AS ROUPAS
Bem. Aqui estão o, __________, e a __________, todos bem vestidos. Vocês são um casal muito atraente e este é o dia mais importante das vossas vidas. Para além deste afeto que sinto por vocês eu vos respeito por causa das vossas convicções espirituais e maturidade nas coisas de Deus. Vocês tomaram tempo para se prepararem para este passo, tanto para a cerimónia como para a vida de casados. Eu creio que vocês estão bem preparados para este casamento.
A minha pergunta para vocês hoje é: “Como é que nos vestimos para um casamento de sucesso?” Quando vocês tirarem as roupas do casamento o que irão vestir que vos possa assegurar um futuro de bençãos e de vitórias? Não estou falando de roupa apenas, mas sim da atitude face ás situações da vida


OS TRÊS MELHORES CONSELHOS PARA O CASAMENTO


Apocalipse 2:4-5

“Mas tenho isto contra ti; Deixaste o teu primeiro amor. Lembra-te de onde caíste, volta atrás e faz as coisas que fazias no princípio!”

Eu creio que este conselho de Jesus acerca de renovar o primeiro amor é o melhor que já escutei e aplica-se também á vida de casados.
AS COISAS QUE VOCÊS FIZERAM PARA SE CAPTURAREM UM AO OUTRO SÃO AS COISAS QUE PRECISAM DE CONTINUAR FAZENDO PARA GUARDAR ESSE AMOR. NÃO TÊM NUNCA QUE DEIXAR O VOSSO AMOR DIMINUIR PARA TEREM QUE APLICAR ESTE VERSO Á VOSSA VIDA. O SEGREDO É ESTABELECER UM BOM HÁBITO DESDE O PRINCÍPIO E NÃO NOS AFASTARMOS DELE.


1. FALEM E ESCUTEM-SE UM AO OUTRO EM CADA DIA

Tiago 1:19 disse, “Meus queridos irmãos tomem nota disto: Que cada um seja pronto para ouvir, lento para falar e lento para se zangar”

_______, a tua amiga colocou isto desta forma: “Nunca gritem para o outro, a menos que a casa esteja pegando fogo!” Eu acrescento aínda: “Nunca sejam tão orgulhosos que não possam pedir perdão pelo que fizeram de errado!”


2. EM CADA DIA FAÇAM ALGO DE BOM UM AO OUTRO

Filipenses 2:3-4 diz: "Nada façais por contenda ou vanglória, mas com humildade considerem os outros melhores que vós próprios, não buscando cada um o seu próprio interesse mas sim o interesse do outro”

3. DEIXEM O AMOR DE DEUS SER A CADA DIA O CENTRO DO VOSSO CASAMENTO
Alguém da tua família disse: “Se Cristo for o centro das vossas vidas e nunca se esquecerem dele o vosso amor e a vossa vida terão o sucesso que Deus deseja!”
Há muitos tipos de amor assim como há muito tipo de vitaminas. Se tens uma dieta equilibrada não dizes que estás tomando muita vitamina A e por isso não precisas de Vitamina C. Isso também é assim no casamento. Não chega terem só amor um pelo outro, mas Deus precisa estar com o Seu Amor na vossa vida.

VOTOS NUPCIAIS
Pastor: ______________ e ______________
por favor declarem a vossa intenção nesta união expressando os votos um ao outro.
________(Noivo), repita em voz alta depois de mim:
Eu_____________ prometo diante de Deus e da minha família e amigos presentes; que irei amar-te, respeitar-te e estar sempre contigo através das mudanças em tua vida. Irei cuidar de ti e alimentar o nosso amor enquanto eu viver
(Noiva repete o mesmo que o noivo)

LEITURA - 1 Coríntios 13:4-8, 13b

4 O Amor é sofredor, é benigno; O AMOR não é invejoso; O Amor não trata com leviandade, não se ensoberbece,
5 não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;
6 não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;
7 tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
8 O AMOR NUNCA FALHA


TROCA DE ALIANÇAS 

Embora pequenas em tamanho o seu significado é muito grande. AS alianças são de metal precioso, lembrando-nos que o amor é igualmente precioso. Um amor tem um custo a pagar. Estes anéis são um circulo representa que o amor nunca tem fim. Enquanto vocês usarem estes anéis estejam vocês juntos ou afastados serão por eles lembrados dos votos que aqui estão declarando.
(O anel deve ser colocado na ponta do dedo enquanto a declaração é feita e deverá ser enfiado quando o voto terminar)
O Noivo repete primeiro:
____________, dou-te este anel como um símbolo da minha promessa. 
Dou-te tudo o que eu tenho e tudo o que eu sou. 
Prometo amar-te e honrar-te, em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, Amén!
A Noiva repete em seguida

Ritual das areias

" Hoje o relacionamento é simbolizado através da união das areias presentes nesses vasos. Cada um desses vasos representa um de vocês (fulano e fulana).

Ao misturar as areias neste terceiro vaso, vocês demostram que a partir de hoje como os grãos de areia aqui colocados, não podem ser separados novamente em vasos individuais.

Assim cada um de vocês deixa de existir individualmente e passam a serem um só!


DECLARAÇÃO DO CASAMENTO

Agora que o _____________ e a _______________ se entregaram um a outro através dos votos solenes de casamento diante de nós e de Deus como testemunhas. Tendo já trocado os seus votos e as suas alianças. Tendo igualmente assinado os documentos que consumam legalmente este casamento. Pelo poder investido em mim Eu vos declaro marido e mulher, juntos para toda a vida, em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo.
Aqueles que Deus juntou que não os separe o homem!

BEIJO NUPCIAL
(NOME DO NOIVO)_______, podes beijar a tua noiva.

BENÇÃO SACERDOTAL

Que Deus o Pai, o Filho e o Espírito Santo vos abençoe, guarde e mantenha. Que o Senhor coloque sobre vós o seu favor e vos encha com todas as bençãos espirituais.


FINAL