quarta-feira, 1 de junho de 2011

Tudo sobre montagem de mesas






QUANTIDADE DE MESAS:
Definido o nº de convidados, você irá ter um nº de mesas para que possa servir todos os convidados sentados. Nada mais deselegante do que convidado comendo em pé ou segurando o prato a espera de uma mesa. Se o espaço não permite a quantidade de mesas, utilize os “bistrôs” ou “lounges”.

TIPOS DE MESA:
Existem vários tipos de mesas, mas tome cuidado porque quando elas são todas iguais , pode parecer restaurante. Use com criatividade, os tipos de mesas: Quadrada, Redonda, Retangular. Deixe as maiores para a família do noivo e da noiva. Se você optar por demarcar os lugares com nomes atenção redobrados para não separar famílias ou criar mesas com pessoas que não se conhecem.

DECORAÇÃO DA MESA:
Toalhas: Usada para cobrir a mesa. Observe o tamanho da toalha, para que não fique pequena, principalmente na altura da mesa

Jogos Americanos: Substituí as toalhas e ficam perfeitas nas mesas quadradas. Não utilize sobre toalhas! Usem nas mesas de vidro, espelhos, madeiras.

Guardanapos: Não precisa ser necessariamente igual à toalha, porém deve existir harmonia. E atenção: Nada de guardanapos contados pelo nº de convidados, é preciso ter uma reserva, pois o convidado pode deixa cair no chão, sujar, e é sempre bom prevenir.

Porta Guardanapos: Garante um visual mais bonito. Dos mais simples, que são geralmente laços de fitas aos mais sofisticados ( prata ) , aos mais românticos ( flores )....existe uma infinidade, escolha um que combine com o seu estilo. Esse não é um item obrigatório, somente se fizer questão de ter e um dinheiro destinado para eles.

Souplast: Serve como apoio do prato. Também não é um item obrigatório, porém garante um charme especial na mesa e no caso de serviço à francesa, ele se torna quase que fundamental. Importante: O souplast deve encaixar perfeitamente no prato, por isso confirme com o Buffet o tipo de prato utilizado.

Decoração com vela: As velas flutuantes tornam o cenário romântico. Elas podem ser colocadas no centro ou ao lado do arranjo floral. As velas fixas são mais elegantes. Elas devem ser usadas em casamento realizados em ambientes com menos iluminação sempre ao lado de flores, apoiados pelos castiçais.

Decoração com flores: A primeira dica é usar flores diferentes das que compõem o buquê da noiva. As cores da decoração traduzem o estilo da festa. As flores brancas dão um toque de sofisticação, enquanto as vermelhas exalam sensualidade e personalidade marcante do casal. O colorido suave do lilás, rosa, branco e amarelo pode ser muito charmoso e delicado. A escolha das flores depende de época, estilo e dinheiro (as orquídeas, tulipas e rosas colombianas são as mais caras).

Altura dos arranjos de flores: Os arranjos podem ser baixinhos, de altura intermediária ou alta. A altura média não é recomendada por comprometer a visualização entre os convidados e impedir o diálogo e a própria visão. Os baixos são bem delicados e ao mesmo tempo elegantes. Dedique uma atenção especial na escolha do vaso que será usado, pois um vaso bonito realça a beleza da mesa. Os arranjos altos são suntuosos e conferem glamour à decoração. São perfeitos para salões que tem pé direito duplo por transmitir uma sensação de mais equilíbrio entre as dimensões. Também é possível fazer um mix usando arranjos de tamanhos diferentes.

Vasos, Castiçais, Suportes: Esse com certeza é o grande diferencial, desde o modelo ou tipo de material utilizado, faz toda a diferença. Tem uma decoração que vejo acontecendo bastante, independente do decorador: são os “discos” de espelhos, com vasinhos de flores e velas. Aqui fica impresso o estilo do seu casamento.

Taças: As taças de cristal são as mais chiques, porém existem as de semi-cristal e de vidros coloridos que dão um visual lindo à mesa! No caso de casamentos, geralmente são utilizados apenas três copos (água, vinho e espumante) na mesa, pois o copo de uísque, vodka, caipirinha, fica no bar ou com o garçom.

Pratos: Geralmente o Buffet já fornece o prato . Porém você pode optar por pratos coloridos, estampados. Lembre-se de coordenar os pratos (prato de pão/salada/principal/sobremesa). E a mesma regra dos guardanapos e taças: as quantidades devem ser superiores ao nº de convidados.

Talheres: Os talheres de prata são os mais chiques e combinam com qualquer tipo de casamento. Porém você pode utilizar talheres com base de bambu, em um casamento na praia, por exemplo.


INFORMAÇÕES GERAIS:

- A quantidade locada deve ser superior ao número de convidados;
-Verifique com o Buffet todo material necessário para locação.
-Coordenação dos itens, aqui vale a harmonia! Busque revistas como fonte de inspiração.
-Não faça nenhuma locação, sem antes ver exatamente como vai ficar a sua mesa! E fotografe tudo...
- Na assinatura do contrato, anote detalhadamente todo o material e se possível as fotos (anexo).


Cadeiras: As cadeiras mais utilizadas em casamentos são do modelo Tiffany. Você pode colocar mais que um tipo de cadeira. E existe uma variedade de modelos, basta escolherem uma que combine com o estilo do seu casamento. Verifique além da beleza o conforto.

Agora se for possível contratar um decorador, não tenha dúvidas que será a melhor opção, porque com certeza você estará evitando 50% de TPN (tensão pré-nupcial). Mas se não puder contratar também entre no clima e se divirta, é o jeito! Nada de noivas estressadas...