quarta-feira, 1 de junho de 2011

Mais Curiosidades



O Arroz:
Jogar arroz nos noivos é uma tradição antiga da China, usada há dois mil anos. Esta atitude simboliza a fartura para a vida do casal (os grãos simbolizam a fertilidade).
Obs da noiva: Existem Igrejas que não aceitam essa tradição. É uma pena!


As Alianças:

O termo aliança, bérith em hebraico, possui o sentido de compromisso. O anel usado pelos casados tem a função da ambivalência de unir e, ao mesmo tempo, isolar. É o protetor simbólico da união. Colocar um anel no dedo de outra pessoa, significa aceitar o dom de outrem como um tesouro exclusivo.


O Buquê:

O buquê teria surgido na Grécia como uma espécie de amuleto contra o mau-olhado e, na sua confecção, era utilizado o alho (hum... devia feder! Eca!). Confeccione dois buquês: o primeiro, abençoado pelo sacerdote deverá ser guardado. O segundo, será lançado em direção às mulheres solteiras. Aquela que conseguir pegá-lo, terá a sorte de ser a próxima a casar. 
Obs da noiva: Não quero rogar praga em ninguém, mas já li que a noiva quando joga o buquê, está jogando fora todas as mazelas! Então não seria uma boa idéia pegar o buquê! Só peguei um buquê e mesmo assim pq já estava de casamento marcado! rsrsrs




A Grinalda:

A grinalda faz com que a noiva se pareça com uma rainha, diferenciando-a dos convidados. 




A peça azul e a peça emprestada:

Outra tradição comum é a noiva usar uma peça azul para "cortar a inveja" das moças solteiras. E a peça emprestada deve ser de uma pessoa que teve um casamento bem-sucedido para trazer sorte.


Obs da noiva: O que eu vou usar azul e emprestado? Quem se abilita a me emprestar algo?


A noiva ficar do lado esquerdo do noivo:

Durante a celebração do casamento, a noiva se posiciona no lado esquerdo do noivo. É uma tradição que remonta à Idade Média: se algum homem tentasse "roubar" a futura esposa do noivo, este a defenderia com a espada usando o braço direito para o combate. Segundo a superstição, quando a noiva fica no lado esquerdo, também significaria afastar o risco da infidelidade.

O noivo não ver a noiva com o vestido antes do casamento:
É uma tradição milenar praticada por quase todos os povos. Serve para não quebrar o encanto do matrimônio. Em alguns países árabes, o casamento (especialmente dos muçulmanos), ainda hoje é celebrado entre o pretendente e o pai da noiva (esta aguarda em outra sala). Somente depois de o casamento ser celebrado pelos homens, a noiva se encontra com o futuro marido. 


O noivo carregar a noiva no colo:

Este costume surgiu no Oriente, mas também é praticado por aqui. Acredita-se que os gênios ruins (que atacam apenas as mulheres) ficam a espera da noiva na porta do quarto nupcial. O marido protege a esposa carregando-a, para evitar que ela "pise" em algo ruim. 
 
 
Obs da noiva: Devo confessar que essa parte eu acho que não vai rolar! rsrsrs