Leia com atenção e não deixe nenhum item faltar.
Alguma coisa nova, alguma coisa velha, alguma coisa azul e alguma coisa emprestada: Com origem nos Estados Unidos, diz a tradição que a noiva deve usar algo velho, algo novo, algo emprestado e algo azul no dia do casamento.
O item velho simboliza a transição na vida da noiva, de solteira para casada e remete à família. Muitas noivas usam o vestido de noiva que foi da mãe ou da avó, o véu ou uma jóia de família.
O “algo novo” representa a sorte e o sucesso para a noiva na sua nova vida, o futuro, a nova vida com o seu marido; pode ser o vestido ou a lingerie. Sapatos ou acessórios novos podem dar um toque de feminilidade e glamour.
O objeto emprestado pode ser de uma amiga ou de algum familiar que tenha um casamento feliz e duradouro. Diz a tradição que esta alegria será repassada adiante. O “algo azul” tem origens bíblicas, onde essa cor simbolizava a pureza e fidelidade. Também há quem acredite que o azul sirva para “cortar a inveja” das outras solteiras. Hoje em dia é tradição optar-se por levar a liga da meia azul, embora, antigamente usava-se o azul uma fita amarrada à cinta da noiva